Gerente sênior de gestão de talentos, Marina Antwarg |Crédito: Divulgação/Mosaic

Empenhada em criar ambientes inovadores e colaborativos, a Mosaic tem ampliado ações que valorizam e respeitam a diversidade de pessoas, pensamentos e perspectivas nos locais de trabalho e nas comunidades 

Com a meta global de 30% de mulheres no seu quadro de funcionários e 30% de crescimento da diversidade nos cargos de liderança até 2030, a companhia no Brasil atingiu, em 2023, a marca de 36% de mulheres ocupando posições em sua área comercial.

Para alcançar as metas de diversidade, a Mosaic incorporou o tema como uma das prioridades de sua estratégia de negócios. 

Uma das ações desenvolvidas desde 2022 é o Programa de Liderança Feminina, realizado em parceria com o Instituto Geração Soul. 

A proposta é capacitar e empoderar mulheres que fazem parte do quadro de funcionários, em posições administrativas, comerciais ou operacionais, possibilitando o desenvolvimento de suas carreiras.

 No último mês de março, a iniciativa concluiu a terceira turma, chegando a 93 participantes. A taxa de retenção entre as profissionais inscritas é de 99%, impactando o pipeline de talentos com perfis diversos na companhia. 

Além disso, cerca de 22% delas mudaram de posição após a conclusão do curso, seja por meio de movimentações laterais, com desafios em novas áreas de atuação dentro do negócio, ou de posições de maior senioridade.

O treinamento oferece aulas presenciais e online com temas como desenvolvimento e gestão de equipes e liderança. A fim de potencializar ainda mais a jornada de capacitação, uma comunidade integrada por todas as participantes do programa foi formada. 

O ambiente proporciona a troca de experiências e ideias, de modo a estimular um processo de desenvolvimento contínuo entre elas, por meio de uma rede ativa que fortaleça o apoio mútuo, ao longo do tempo. 

Para a gerente sênior de gestão de talentos, Marina Antwarg, acolher a diversidade é buscar diferentes perspectivas para criar ambientes mais inovadores, contribuindo com a sustentabilidade da empresa e do segmento. 

“Somos conscientes dos desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade e das barreiras que as impedem de ocupar cargos de liderança, especialmente em setores historicamente masculinizados, como o da mineração. Portanto, nós elaboramos o programa de capacitação com uma metodologia para transformar realidades por meio de conhecimentos que desenvolvem habilidade de visão estratégica, tomada de decisão e autoconhecimento”, explica.

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de 2023, mostram que as políticas de incentivo à inclusão de mulheres estão presentes em 6 de cada 10 indústrias brasileiras. 

O número de mulheres tem crescido nesse contexto, mas, ainda assim, elas representam apenas um quarto da força de trabalho no setor.

Diversidade desde a contratação

A Mosaic também incorporou ações nos processos de recrutamento que estimulem a contração de mulheres. Além de um trabalho de conscientização de gestores, os processos seletivos buscam incluir, pelo menos, uma mulher na lista resumida de contratação apresentada aos gerentes. 

Ainda são oferecidos políticas e benefícios com maior atratividade para elas, como lactários nas unidades e escritórios e uniformes de operação adequados para o período da gestação. 

Durante quatro anos, a companhia liderou o comitê de Diversidade da Carta Compromisso do Setor Mineral, publicada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), para viabilizar ambientes mais inclusivos no setor. Atualmente, a Mosaic participa como membro do Comitê.

Voltar