Para resgatar a história do berço da siderurgia nacional, a Anglo American restaurou as ruínas da Real Fábrica de Ferro de Morro do Pilar, onde ocorreu a primeira fundição de ferro no Brasil.
A restauração foi possível graças a um convênio assinado com a prefeitura de Morro do Pilar (MG).
As ruínas fazem parte do espaço público denominado Monumento ao Intendente Câmara e podem ser vistas a céu aberto no centro de Morro do Pilar, município pertencente à região da Serra do Cipó, e que está localizado a cerca de 150 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.
A coordenadora de desenvolvimento sustentável da Anglo American, Claudiana Souza explica que “O projeto consiste na restauração dos remanescentes em taipa de pilão, única materialidade visível do complexo, além de intervenções arquitetônicas que têm o objetivo de valorizar e conservar as ruínas.”
“No novo espaço, também foram incluídas informações, em forma de linha do tempo, que ressaltam o itinerário histórico da fábrica”, completa Lorena Pires, engenheira de Meio Ambiente da mineradora.
A primeira fábrica de ferro do país foi idealizada em 1809, por iniciativa de Manoel Ferreira da Câmara Bittencourt e Sá, na época intendente dos diamantes na Comarca do Serro Frio; autorizada por Dom João VI; e funcionou de 1815 até 1830.
A inauguração das estruturas restauradas aconteceu no último sábado (8) e contou com a presença de autoridades locais, representantes da mineradora e moradores.
“Quando cheguei à prefeitura, em 2017, o Monumento ao Intendente Câmara estava em um estado caótico, com as ruínas sem proteção. Essa parceria entre a prefeitura municipal e a Anglo American foi importante para recuperar o nosso passado e dar dignidade ao espaço, que simboliza o berço da siderurgia nacional”, comemora o prefeito de Morro do Pilar, José de Matos Vieira Neto.
“Morro do Pilar foi o laboratório pioneiro do beneficiamento de uma das riquezas naturais mais importantes e fundamentais do Brasil: o minério de ferro. Resgatar essa memória é honrar a história do ciclo da produção de ferro no Brasil e fortalecer a identidade cultural da região. Temos muito orgulho dessa iniciativa, que vai ao encontro dos nossos Valores e do propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, diz o diretor Técnico e de Meio Ambiente da Anglo American, Cristiano Cobo.