A Vale iniciou o comissionamento da Usina 1 de Vargem Grande, com capacidade de retomar aproximadamente 15 milhões de toneladas por ano de produção de minério de ferro no complexo Vargem Grande, em Minas Gerais.
Desde 2019 a usina operava a umidade natural, devido às restrições na disposição de rejeitos na barragem de Vargem Grande, que se encontra em processo de descaracterização.
Conforme informou a mineradora, com a adequação do circuito hídrico e execução do sistema de contenção de resíduos da Usina 1, que inclui a implementação de novos ativos, será possível a retomada das operações de concentração a úmido.
Como resultado, a Vale espera melhorar a qualidade média do site em 2% de ferro contido, aproximadamente.
Cerca de 80% dos rejeitos gerados pela Usina 1 serão filtrados e empilhados a seco, de acordo com a nova forma de operar da Vale, que busca reduzir a dependência de barragens.
Em 2021 foi inaugurada a planta de filtragem de rejeitos de Vargem Grande, com capacidade para filtrar todo o rejeito gerado pelo complexo.
A expansão do Complexo Vargem Grande foi concluída em linha com o orçamento e com o início do comissionamento antecipado em um mês. O projeto representa um importante passo em direção ao guidance de produção de minério de ferro de 340-360 Mt em 2026, resultando em melhora na qualidade do portfólio de produtos, maior capacidade produtiva e maior flexibilidade operacional.