O Sistema Minas-Rio, da Anglo American, celebra uma década de operação, abastecendo, de forma segura, responsável e eficaz, o mercado global com um produto de alta qualidade e baixo índice de impureza – essencial para a descarbonização da cadeia produtiva do aço.

Considerado um dos maiores projetos de mineração de ferro do mundo, o empreendimento contempla a produção e o beneficiamento mineral em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), além de um mineroduto com 529 km de extensão, que transporta o minério por 33 municípios entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, até a filtragem e exportação no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), em operação conjunta com a Ferroport.

Em alinhamento ao propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, o Minas-Rio segue o Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, que estabelece as ações da empresa nos pilares: ambiental, social e governança.

Os objetivos incluem parcerias para melhorias nos sistemas de educação e de saúde das comunidades que acolhem a operação; geração de empregos desvinculados da cadeia da mineração; fortalecimento dos mecanismos de transparência e integridade; foco na redução da emissão de gases do efeito estufa nas plantas operacionais (com previsão de neutralidade em carbono até 2040); gestão eficiente dos recursos hídricos utilizados na mineração; impacto positivo sobre a biodiversidade; segurança e responsabilidade nas operações; e diversos outros temas.

Entre os destaques dessas ações, 100% da matriz de energia elétrica do Minas-Rio é renovável; e mais de 32 mil hectares de áreas verdes nativas do Brasil são preservados pela Anglo American – o que representa mais de seis vezes a sua área operada no país.

Além disso, são realizados investimentos na recuperação de bacias hidrográficas do Rio Araguaia, em Goiás, e Rio Santo Antônio, em Minas Gerais, e no Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

Sobre o desenvolvimento das comunidades, são milhares de pessoas beneficiadas pelos programas sociais da Anglo American – um investimento total de, aproximadamente, R$ 750 milhões em educação, saúde, cultura, patrimônio e geração de renda.

Comemorar os 10 anos do Minas-Rio é celebrar a excelência operacional inerente aos compromissos de uma nova forma de minerar, na qual as práticas sustentáveis e as demandas da sociedade estão presentes nas decisões estratégicas do negócio. Que venham mais e mais décadas de uma mineração que faz a diferença.

Mais informações:  brasil.angloamerican.com

 

Voltar