Inovação e segurança são uma das prioridades das pequenas, médias e grandes mineradoras, segundo os palestrantes.

Governança ambiental, social e corporativa, o ESG, foi tema de mais um talk show da última terça-feira (13/09) na Exposibram 2022. Em conjunto com o ESG, a inovação do setor de mineração veio para unir mineradoras, startups, investidores e estudiosos, para assim, oferecer oportunidades, desenvolvimento tecnológico responsável e sustentável para empresas e comunidades.

Intitulado de Inovação no ESG da mineração e mining Hub, seis executivos que representam grandes mineradoras discursaram e responderam perguntas dos participantes em uma palestra de quase 2 horas de duração a respeito da temática.

Uma das questões mais desafiadoras que as mineradoras enfrentam atualmente é a segurança nas minas, um tema muito abordado no bate-papo e que se entrelaça à inovação.

Segundo o vice-presidente Executivo de Estratégia e Transformação de Negócios da Vale, Luciano Siani Pires, “na indústria de mineração, todos querem uma produção rápida e correta, aí entra o ESG. O desafio da inovação no ESG é o desafio de fazer direito”.

Marcio Luis Silva Godoy, da VP Serviços Técnicos e Projetos – Nexa Recursos Minerais, completou explicando que “temos uma importância muito grande dentro da economia do país. Para além do relacionamento com a comunidade, temos um relacionamento com vários âmbitos da sociedade para cumprirmos com o nosso papel”.

“Inovar no curto prazo virou uma questão de sobrevivência. De vida ou morte”, acrescentou Guido Germani, diretor-presidente da MRN – Mineração Rio do Norte.

Para Cristiano Cobo, diretor Técnico e Sustentabilidade da Anglo American, é necessário pensar no quanto uma mineradora é relevante na vida das pessoas. Ele finalizou analisando que “reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas: este é o nosso objetivo. A comunidade é uma parcela importante dentro do papel da inovação. A inovação tem esse papel de ajudar no curto e no longo prazo. A mineração precisa pensar a nossa aversão ao risco”.

 

Voltar