Uma Epiroc Scooptram ST14 é a primeira carregadeira 100% elétrica a operar em uma mina subterrânea brasileira, com carbono zero e taxas mínimas de emissão de calor e ruídos.
O equipamento inédito entra em operação neste mês na Mina Cuiabá, da AngloGold Ashanti, que tem 1.600 metros de profundidade. Movida a bateria com seis horas de autonomia, a carregadeira integra o conjunto de ações tecnológicas da empresa rumo à meta de zerar emissões de gazes de efeito estufa até 2050.
Localizada em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), a Mina Cuiabá produziu 254 mil onças de ouro em 2023.
O vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold, Othon de Villefort Maia, classificou a aquisição do equipamento como importante na evolução tecnológica da empresa. “Os benefícios ambientais e em segurança reafirmam o compromisso da AngloGold com uma mineração cada vez mais sustentável”, disse.
Benefícios da carregadeira
Produzida na Suécia, a carregadeira é um dos 200 veículos elétricos, incluindo caminhões, já fabricados pela Epiroc e hoje utilizados em países como Austrália, Estados Unidos, Canadá, Itália, México e Chile. A gerente-geral da fabricante no Brasil, Kamshat Galiyeva, destacou a redução de custos proporcionada pelo equipamento e ressaltou a eletrificação de frotas como “mudança fundamental para a mineração” no mundo.
A Epiroc Scooptram ST14 apresenta uma operação mais silenciosa, segura e produtiva, além de uma redução significativa nos custos operacionais. Ela é movida a baterias de íon-lítio que podem ser trocadas no próprio local para uma operação contínua pelo tempo que for necessário.
Todos os componentes sujeitos a manutenção, tais como filtros e blocos de válvulas e pontos de lubrificação diários são de fácil acesso, o que permite intervalos mais longos entre manutenções.
Outro ponto importante é a redução de aproximadamente 9.120 litros de óleo diesel/mês, o que corresponde a uma queda de 500 kg de emissões de CO2 durante um turno de 6 horas e de 285 toneladas ao longo de um ano.
Posteriormente, o projeto de eletrificação de frotas prevê a expansão para as demais carregadeiras da AngloGold, bem como para os caminhões de transporte de minério. Veículos leves e frota de apoio também podem estar no escopo, futuramente. O planejamento da empresa é substituir mais duas carregadeiras a diesel por equipamentos elétricos até 2025 e concluir o processo com toda a frota deste tipo de veículo até o final de 2027.