Fórum Brasileiro de Gás Natural é realizado em SP

2° Fórum Brasileiro de Gás Natural. Foto: Aspacer.

Segunda edição do evento ocorreu na Assembleia Legislativa e debateu desafios da indústria do gás natural no país.

O desenvolvimento da cadeia produtiva e a abertura do mercado brasileiro de gás natural foram debatidos no 2° Fórum Brasileiro do Gás Natural, realizado pela Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), na segunda-feira (23).

A abertura do evento foi feita pelo secretário de Energia e Mineração de São Paulo, João Carlos Meirelles, que destacou os planos do Estado para a implantação de gás natural.

“Estamos trabalhando para a expansão da rede de dutos, com a chegada do gás natural a mais municípios para atendimento da indústria, comércio e residências, a ampliação da segurança energética com a construção de novas termelétricas na capital paulista, o fomento à indústria para a ampliação da produção na bacia de Santos e a geração de biometano da cana-de-açúcar como fonte renovável”, explica.

O Fórum discutiu também o uso do gás como matéria-prima para a manufatura da cerâmica, a cogeração de energia, produção de vapor e de calor. Além disso, também foram abordadas as melhores formas de processos e tecnologias para trazer competitividade e produtividade a essa indústria.

“A Frente Parlamentar do Gás Natural está muito feliz em abrigar este Fórum e discutir um insumo fundamental para o desenvolvimento do Estado de São Paulo”, destacou o presidente da Frente, deputado estadual, João Caramez (PSB).

Durante o encontro foram apresentadas oportunidades e apontados desafios para o desenvolvimento da cadeia de gás natural no Brasil, com temas voltados para estudos de casos e propostas para os segmentos da indústria que utilizam o combustível de forma abundante.

Foram mostrados, também, detalhes sobre o programa “Gás para Crescer”, que propõe novas regras para fomentar o setor no país, por meio da entrada de mais ofertantes e mais demandantes do produto.

*Sob supervisão de Sara Lira