Comparação é em comparação com o mesmo período de 2017. Por outro lado, em relação ao trimestre anterior houve queda de 53,5%.

A BR Distribuidora apresentou um lucro líquido de R$ 247 milhões no primeiro trimestre de 2018, volume 58,3% superior ao mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados no balanço trimestral na noite de sexta-feira (4).

Mesmo enfrentando queda de 2,2% nas vendas no período, em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a companhia manteve foco na rentabilidade, o que se refletiu nas margens. No total, foram vendidos 10,109 milhões de metros cúbicos.

No entanto, o lucro líquido caiu 53,5% em relação ao trimestre anterior. Já os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou R$ 773 milhões, índice 19,5% a mais do que o mesmo período do ano passado. Em relação ao trimestre anterior, também houve declínio, neste caso de 12,5%. A receita líquida foi de R$ 22,499 bilhões, 12,2% a mais em relação aos três primeiros meses de 2017 e queda de 3% na comparação com o último trimestre do ano passado.

A margem bruta foi de 6,7% da receita líquida, com queda de 0,7% em relação ao mesmo período de 2017 e 1,1% na comparação trimestral. Já a margem Ebitda ficou em 3,4%, com pequeno avanço de 0,2% na relação anual e queda de 0,4% na trimestral.

Por outro lado, a margem Ebitda ajustada por metro cúbico foi de R$ 76, o que representa avanço de 20,6% em relação ao primeiro trimestre de 2017 e queda de 5% na comparação com os últimos três meses do ano passado.

Com relação às despesas líquidas, elas atingiram a margem de R$ 46 milhões, uma melhora de 68,9% em relação ao primeiro trimestre de 2017 e de 48,3% na comparação trimestral.

Contratos com a Petrobras

Nesta segunda-feira (7) o diretor-executivo de Operação e Logística da BR, Alípio Ferreira, afirmou a jornalistas que espera obter benefícios para contratar maiores volumes de combustíveis com a sua controladora Petrobras. De acordo com informações da agência de notícias Reuteres, a expectativa vem devido ao novo modelo de contrato em elaboração pela petroleira.

“A Petrobras está neste momento conversando com as distribuidoras sobre o novo modelo de contrato, o objetivo da Petrobras é captar valor para as distribuidoras na busca de uma captura maior de mercado, uma vez que teve um avanço grande de importações durante o ano passado”, disse Ferreira à Reuters.