Conclusão da expansão do Porto do Pecém é adiada

0
4147

Ampliação iniciada em 2013 deveria ser concluída em 2015. Agora somente no final deste ano.

Segundo a Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), apesar de as obras de expansão do Porto do Pecém, no Ceará, avançaram 85%, pouco foi feito nos últimos meses. A maior parte, 81%, foi feita até novembro de 2016. O governo estadual havia afirmado anteriormente que a expansão seria finalizada até o dia 30 de junho.

O projeto, inicialmente orçado no valor de R$ 640 milhões, conta com a pavimentação do espaço a ampliação do quebra-mar, além da construção de mais três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres, que vão operar com carga geral e também com produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), da Vale. De acordo com a secretaria, o governo do Ceará já investiu mais de R$ 1 bilhão em obras na ampliação e modernização do Porto do Pecém, que deverá firmar parceria com o Porto de Roterdã, na Holanda.

As obras tiveram início em dezembro de 2013 e a previsão de término, na época, era o final de 2015.

Até o momento, os berços 7 e 8 estão prontos, enquanto o berço 9 aguarda finalizações. Já a correia transportadora de minério de ferro foi entregue em agosto de 2016 pelo governador Camilo Santana e funciona no píer 1 do porto. Desde 2012, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) conta também com uma correia transportadora de carvão mineral.

Segundo a Seinfra, a nova ponte de acesso tem 55% de avanço nos serviços. “A previsão é de que a obra completa seja entregue até o fim de 2017. Outras melhorias que podemos destacar no Porto do Pecém foram a chegada de equipamentos que incrementaram ainda mais a movimentação de cargas através do terminal portuário cearense”, afirma a secretaria.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui