China reduz imposto de exportação do aço

Foto: Reuters/ Divulgação.

Para impulsionar mercado que apresenta evidências de queda, governo diminui tarifas; com a decisão, minério de ferro sobe na bolsa de valores chinesa.

Nesta sexta-feira (15), o ministério das Finanças da China informou que vai reduzir os impostos de exportação do aço a partir de 2018. O país asiático também irá diminuir as tarifas de lingote de aço, já trabalhado e utilizado para laminação, e de alcatrão de carvão, uma forma já beneficiada do minério. Para esses últimos, o governo ainda não estipulou uma data para os cortes de imposto.

A intenção da redução das tarifas é impulsionar o desenvolvimento interno da indústria chinesa e também aumentar as vendas do país para outros mercados. De acordo com a nota divulgada pelo ministério, a China cumprirá as tarifas estabelecidas em tratado com 26 países e regiões incluídas no programa da Nova Rota da Seda de Pequim.

Atualmente, a China é o país que mais consome minério de ferro, porém especialistas acreditam que seu mercado tem apresentado sinais de desaceleração com recentes decisões do governo de fechar e diminuir produções de indústrias que contribuem para o aquecimento global.

Com as novas informações divulgadas, na manhã dessa sexta os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de valores da China, Dalian, subiram 1,40% a 508 iuanes por tonelada.