Empresa de petróleo e gás do Reino Unido apresenta estudo no relatório anual Energy Outlook.

A BP, empresa de petróleo do Reino Unido, disse que o surgimento de carros elétricos de condução automática e viagens compartilhadas devem abalar o consumo de petróleo até 2040.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, a companhia prevê, pela primeira vez, um pico na demanda. No relatório anual Energy Outlook, a BP espera um crescimento de veículos elétricos até 2040, mas não privados, e sim veículos autônomos para viagens compartilhadas.

Enquanto a demanda por viagens dobra e economias em países como China e Índia crescem, demandas de petróleo serão mais do que compensadas pelos padrões crescentes de eficiência dos motores, assim como pelo grande número de veículos elétricos e viagens compartilhadas.

No relatório, a petroleira se juntou com outras empresas, como a anglo-holandesa Shell, para calcular um pico na demanda de petróleo no fim de 2030. Neste contexto, a BP Outlook aponta que o Brasil continuará a expandir sua produção de petróleo, com aumento de 2,7 milhões de barris por dia (bpd) para 4 milhões de bpd até 2040. Isso representa um pouco menos de 4% da produção mundial.

Com informações da Reuters.

*Sob supervisão de Sara Lira