Comitiva representa Brasil em evento de mineração no Canadá

Evento canadense de prospecção mineral. Foto: Ibram/ Divulgação.

Integrantes do Ibram, dos Ministérios do Planejamento e de Minas e Energia, da Agência Nacional de Mineração e do Serviço Geológico do Brasil fazem parte da equipe.

Uma comitiva brasileira participa do Convention and Trade Show of the Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), um dos eventos mais tradicionais no que se refere a prospecção mineral. A feira termina nesta quarta-feira (7) com realização em Toronto.

De acordo com o diretor de Assuntos Ambientais do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Rinaldo Mancin, o evento pode proporcionar troca de experiências e novos negócios para o setor no país.

“Além da oportunidade de abertura de conversações sobre novos negócios, o PDAC representa um fórum onde todos podem se atualizar sobre as novas tecnologias, as tendências do setor, as legislações de países que querem atrair investimentos externos para empreendimentos minerais, entre tantas outras questões”, destacou.

Além de participarem da cerimônia de abertura, a comitiva brasileira aproveitou a oportunidade para cumprir agenda de reuniões com executivos canadenses, incluindo a Mining Association of Canada (MAC), entidade com papel institucional semelhante ao Ibram e parceira da mineração brasileira.

Abertura

Um dos nomes de destaque da cerimônia foi a secretária parlamentar do Ministério dos Recursos Minerais do Canadá, Kim Rudd, que falou sobre a importância de transformar recursos minerais de forma sustentável em desenvolvimento. Rudd ainda salientou que foi criada uma função de ‘obudsman’ para fiscalizar a atuação das mineradoras no país e das companhias canadenses no exterior.

“Esta é uma iniciativa que as mineradoras brasileiras poderiam avaliar com vistas a implantação. Eleva o debate interno das questões que envolvem a mineração industrial e contribui para melhorar o relacionamento com stakeholders e público em geral”, diz o diretor de Comunicação do Ibram, Paulo Henrique.

Além dos representantes do Ibram, compõem a delegação brasileira no PDAC: o Ministro do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, além de dirigentes e gestores do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Mineração e do Serviço Geológico do Brasil.