Hyperloop inaugura centro de inovação em MG

0
3295
Projeto do Centro Global de Inovação e Logística. Foto: Hyperloop TT/ Divulgação.

Centro global será o primeiro empreendimento da empresa no Brasil.

A Hyperloop Transportation Technologies vai construir, em parceria com o governo de Minas Gerais, um Centro Global de Inovação e Logística para pesquisas e desenvolvimento na área de transporte, no município de Contagem (MG), próximo da capital, Belo Horizonte.

O despacho do projeto foi assinado pelo governador do Estado, Fernando Pimentel. Do investimento total de R$ 26 milhões, R$ 13 milhões foram do governo estadual. As operações têm previsão de início ainda em 2018, com foco na busca de soluções para  desafios em logística e na indústria no Brasil e no mundo, especialmente no que se refere a divisão de transporte de mercadorias.

“Esse laboratório ficará sediado em Contagem, mas outras cidades também se beneficiam desse tipo de investimento”, afirmou Pimentel.

Trem bala da Hyperloop é um dos projetos que será estudado no novo centro. Foto: Hyperloop TT/ Divulgação.

De acordo com o presidente da Hyperloop, Bibop Gresta, 140 países foram avaliados para a instalação do centro, até que o Brasil foi o escolhido. Ele atestou que Minas Gerais e, em particular, o município de Contagem, compões um dos centro de distribuição de carga mais importantes para o Brasil, devido a posição geográfica estratégica.

Outros pontos positivos que pesaram de forma positiva na escolha, foram  alta concentração de grandes indústrias, e dedicação à inovação.

“Fiquei surpreso por encontrar em Minas Gerais todos os requisitos necessários para o nosso projeto. É uma oportunidade para as pessoas participarem de um programa que vai transformar o transporte no mundo”, salientou o executivo.

Além do acordo feito por meio de uma parceria público-privada para o investimento, o espaço físico de 22 mil metros quadrados foi doado pela cidade de Contagem.

Hyperloop TT

O trem bala, desenvolvido por Elon Musk, é único projeto concreto da empresa. O meio de transporte chega a atingir 1.200 Km/h, o que permitiria ir de Belo Horizonte a São Paulo em 30 minutos.

Por meio do centro em Minas Gerais, serão realizados treinamentos, projetos e parcerias com startups, universidades e outras organizações.

*Sob supervisão de Sara Lira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui