Vale nega negociação para compra de participação na Samarco

Fachada Samarco - Foto: Divulgação.

Informação foi divulgada no jornal O Globo. Segundo mineradora, o foco agora é “dar suporte à Samarco para a retomada de suas operações”.

A Vale negou que houvesse negociações ou entendimentos para a compra de participação da BHP Billiton Brasil. Os rumores foram divulgados na terça-feira (22) na coluna do jornalista José Casado, do jornal O Globo. De acordo com a notícia, estaria virtualmente fechado um acordo entre o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e o diretor-executivo da BHP, Andrew Mackenzie, sobre o futuro da Samarco.

Pelas negociações, a Vale compraria os 50% de participação da sócia australiana no controle da empresa. No entanto, a Vale afirma que a informação não procede. “Vale e BHPB seguem focadas priorizando o suporte à Samarco para a retomada de suas operações, bem como à Fundação Renova nos programas de reparação e compensação das áreas e comunidades afetadas pelo rompimento da barragem”, informou a mineradora, por meio de nota.

A Samarco está com as operações paralisadas desde novembro de 2015, quando aconteceu o rompimento da barragem no município de Mariana (MG), vitimando 19 mortos e causando uma das maiores tragédias ambientais do país. No momento, a empresa aguarda a liberação de licenças ambientais para voltar a operar, mas não há previsão de quando isso deverá ocorrer.