Números foram divulgados em relatório do Irena no dia 24 de maio e apontam que setor corporativo é o que mais consome energia no mundo.

Empresas de 75 países que adotaram a energia renovável geraram um total de 465 terawatt-hora (TWh) durante 2017, quantidade equivalente à demanda geral de eletricidade da França. De acordo com o novo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) esse número é resultado do declínio contínuo nos custos de fontes limpas.

O relatório Corporate Sourcing of Renewables: Market and Industry Trends, é a primeira avaliação global sobre tendências e políticas no fornecimento corporativo de renováveis. De acordo com o portal Canal Energia, o documento indica um caminho importante para a transformação sustentável do setor energético alinhado aos objetivos estabelecidos no Acordo de Paris.

As preocupações ambientais e de sustentabilidade, a responsabilidade social com a gestão da reputação e os objetivos econômicos e financeiros são os três principais impulsionadores do fornecimento de energia limpa para as corporações, como indica o relatório.

Para o diretor-geral da Irena, Adnan Z. Amin, este tipo de abastecimento se tornou um fator fundamental para a estratégia de negócios nos últimos anos.

“Embora as preocupações ambientais tenham iniciado essa tendência crescente, o fortalecimento do business case e a estabilidade de preços oferecida pelas energias renováveis podem oferecer uma vantagem competitiva às corporações e apoiar o crescimento sustentável”, afirmou ele.

A pesquisa mostra que metade das mais de 2.400 empresas analisadas estão voluntariamente adquirindo ou investindo em autogeração de eletricidade renovável para suas operações. Das avaliadas pelo estudo, mais de 200 tem metade de sua energia a partir de fontes renováveis.

De acordo com Amin, as empresas são responsáveis por cerca de dois terços da demanda final total de eletricidade do mundo e tem um grande potencial energético. “À medida que os governos em todo o mundo reconhecem esse vasto potencial, o desenvolvimento de políticas que fomentem e incentivem o abastecimento corporativo no setor de eletricidade e além, injetará investimentos adicionais necessários em energia renovável”.

O relatório conclui que a tendência de fornecimento corporativo é generalizada e dinâmica, com as empresas participando da prática proveniente de vários setores. Em volume, a maior parte da energia renovável foi consumida no setor de materiais, enquanto as maiores parcelas do consumo de eletricidade renovável são encontradas nos setores financeiro e de tecnologia da informação, com 24% e 12% respectivamente.

Os países da Europa e da América do Norte continuam a representar a maior parte do abastecimento energético corporativo.

Com informações do Canal Energia

*Sob supervisão de Sara Lira