Rompimento de barragem é simulado em MG pela AngloGold

0
3936
Comunidade de Carrapato (MG) foi a primeira a receber simulação sobre situações de emergência em barragens. Foto: AngloGold Ashanti.

Iniciativa faz parte do Plano de Ação de Emergências (PAEBM), que busca garantir a segurança de moradores em regiões próximas às barragens.

A comunidade do Carrapato, em Santa Bárbara (MG), participou de uma simulação de emergência do rompimento de barragens no dia 16 de junho. Os participantes receberam informações sobre rotas de fugas e atitudes de autossalvamento.

A ação faz parte do programa Simulado de Emergência de Barragem, organizado pela Defesa Civil Municipal e pela AngloGold Ashanti. O encontro teve o objetivo de testar todos os procedimentos de segurança e mostrar à população como agir em caso de emergência.

A região já possui um veículo equipado com avisos sonoros, comando de voz e sinais luminosos, que seria utilizado em casos de emergência até que o sistema de sirenes fixas seja instalado.

Veículo equipado para avisar a população em caso de emergência. Foto: AngloGold Ashanti.

A previsão para a implantação da estrutura de emergência da barragem CDS II é até o fim deste ano. Já para a CDS I, a instalação será no primeiro semestre de 2019, como informou a AngloGold por meio de nota.

Em janeiro, os moradores já haviam participado de um encontro com a equipe da mineradora para conhecer o processo de gestão de barragens e tirarem dúvidas. Em março foi realizada uma visita à barragem da empresa para olhar de perto o funcionamento da estrutura.

Moradores recebem orientação para procedimentos de segurança. Foto: AngloGold Ashanti.

O gerente de Metalurgia da AngloGold Ashanti, Guilherme Peixoto, ressaltou a importância da participação da comunidade nas ações. “Os simulados são uma exigência e têm papel fundamental na capacitação dos moradores para situações de emergência. Todos precisam conhecer os procedimentos de segurança. Isso também é uma forma de garantir mais tranquilidade para a população”, afirmou.

Em agosto outra simulação ocorrerá na comunidade de Brumal e, em outubro será a vez de Barra feliz.

A mineradora destaca que em caso de dúvidas os moradores podem utilizar o canal de atendimento da empresa através do número 0800 72 71 500.

*Sob supervisão de Sara Lira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui