MME autoriza implantação de Usina Termelétrica Porto do Açu III

0
3796
Terminal 1 do Porto do Açu. Foto: Prumo Logística/ Divulgação.

Planta terá 1.673 MW de capacidade instalada. Previsão de início da operação é janeiro de 2023.

A implantação da Usina Termelétrica Porto do Açu III, em São João da Barra (RJ), foi autorizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (31). O empreendimento terá 1.673 MW de capacidade instalada por meio de quatro unidades geradoras a gás e uma linha de transmissão de 150 quilômetros de extensão.

O investimento total do projeto está estimado em R$ 4,1 bilhões, com previsão de gerar 9 mil empregos diretos e indiretos em sua fase de implantação. Conforme informações divulgadas pelo MME, a previsão é que a usina comece a operar em janeiro de 2023, com outorga válida por 35 anos. A planta irá se conectar ao Sistema Interligado Nacional (SIN) na subestação Rio Novo do Sul, no Espírito Santo (ES), por meio da linha de transmissão.

O gás natural é considerado item fundamental para o desenvolvimento do complexo portuário. Por isso, a instalação da termelétrica é parte do Açu Gas Hub, projeto em desenvolvimento no Complexo Portuário do Açu, cujo objetivo é proporcionar uma solução logística para o recebimento, processamento, consumo e transporte de gás natural produzido nas Bacias de Campos e Santos, assim como importação e armazenagem de Gás Natural Liquefeito (GNL) importado.

A Central Geradora Termelétrica (GNA) Porto do Açu III foi fruto do leilão A-6 e é a última das 80 outorgas emitidas pelo MME resultantes dos certames A-4 e A-6, realizados em dezembro de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui