Obras do reassentamento de Bento Rodrigues são iniciadas

0
3899
Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), foi destruído pela lama de rejeitos da barragem de Fundão, em 2015.

Distrito mineiro foi destruído após rompimento da barragem da Samarco, em 2015. Previsão é que obras sejam concluídas até o fim do primeiro semestre de 2020.

As obras para a construção do distrito de Bento Rodrigues (MG), destruído após o rompimento da barragem da Samarco em 2015, foram iniciadas na quarta-feira (1º). De acordo com informações divulgadas pela Fundação Renova, neste dia a Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir) emitiu o selo que aprova o parcelamento do solo ao município.

As obras serão executadas no terreno da Lavoura, área escolhida pela comunidade atingida para o reassentamento. A previsão, segundo a Renova, é que elas sejam concluídas em no máximo dois anos. No total, 225 famílias serão reassentadas e os projetos arquitetônicos das casas estão em elaboração junto a cada uma delas. Porém, para o início da construção das residências será necessário, ainda, o alvará da prefeitura Municipal de Mariana.

Inicialmente será feita a supressão vegetal e terraplenagem do terreno. Em seguida, as obras de infraestrutura, como pavimentação, drenagem, redes de esgoto, distribuição de água e de energia. Após essa etapa, serão construídas as residências e equipamentos públicos.

O projeto urbanístico foi aprovado no dia 8 de fevereiro, com 99,4% de aprovação das famílias de Bento Rodrigues. Segundo a Renova, a definição do tamanho, distribuição das ruas e quadras, entre outros aspectos da cidade, foram discutidos com a comunidade e demais partes envolvidas.

“A construção de Bento Rodrigues seguirá as diretrizes acordadas no projeto, que levou em consideração as necessidades dos atingidos, como as relações de vizinhança, a memória patrimonial e cultural de Bento Rodrigues, respeitando as especificidades do novo terreno”, informou a Renova, por meio de nota.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui