Barrick Gold fecha acordo de US$ 300 mi com mineradora chinesa

0
864
Mina Veladero, na Argentina. Foto: Portal Ámbito/ Reprodução.

Participação acionária cruzada será feita com a Shandong Gold.

A canadense Barrick Gold Corporation assinou um acordo de investimento mútuo com a chinesa Shandong Gold Group, uma das principais empresas de mineração da China. De acordo com informações divulgadas pela Barrick nesta segunda-feira (24), a companhia asiática irá comprar até US$ 300 milhões em ações da Barrick e esta irá investir quantia equivalente em ações da Shandong. As ações serão compradas no mercado aberto.

“Esse investimento mútuo é outro reflexo do aprofundamento da parceria entre nossas duas empresas”, disse o presidente executivo da Barrick, John L. Thornton. “Barrick e Shandong acreditam que, trabalhando em parceria, podemos alavancar nossas forças coletivas para liberar valor de longo prazo para nossos respectivos acionistas”, completou.

As empresas são sócias igualitárias em um joint venture na mina de Veladero, na Argentina, primeira parceria entre ambas. A planta é uma das maiores produtoras de ouro do país. A Shandong Gold atualmente realiza uma avaliação independente do projeto Lama da Barrick, incluindo uma análise das potenciais sinergias entre o Lama e a operação Veladero nas proximidades.

As empresas também criaram grupos de trabalho internos que compartilham conhecimentos técnicos e melhores práticas com foco nas melhores práticas de mineração e inovação.

De acordo com o presidente do Shandong Gold Group, Yumin Chen, a parceria estratégica tem como objetivo capitalizar sobre os respectivos pontos fortes e realizar sinergias para os respectivos acionistas. “Com base na excelente parceria da Veladero hoje, acreditamos que um valor estratégico de longo prazo adicional pode ser criado trabalhando em conjunto em outros projetos, incluindo os projetos Lama e El Indio Belt no futuro”, afirmou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui