Sistema de transporte irá percorrer cinco quilômetros, ligando operação à porto.

Seis caminhões autônomos irão circular dentro da mina de calcário da Brønnøy Kalk AS, na Noruega, a partir de 2019. De acordo com informações divulgadas pela Volvo Tucks, a mineradora firmou contrato com a empresa e os veículos vão transportar minério em um trecho de cinco quilômetros por meio de túneis entre a mina e o moinho de britagem, até o porto próximo à planta.

A medida foi submetida a testes que se mostraram bem sucedidos até então. Essa fase irá continuar até o fim de 2018 e a operação será colocada em prática até o final do ano que vem.

Conforme a Volvo, a solução é nova para a Volvo pois, em vez de comprar somente os caminhões autônomos, a Brønnøy Kalk AS comprou uma solução completa de transporte para o transporte de calcário entre os dois terminais.

De acordo com o gerente geral da mina, Raymond Langfjord, a mineradora tem atuado para aumentar a eficiência e a produtividade a longo prazo, com foco em tecnologia e soluções digitais. “Estávamos à procura de um parceiro confiável e inovador que seja tão comprometido com a sustentabilidade e segurança quanto nós. Ao adotar uma solução autônoma, fortalecemos nossa competitividade em um mercado global difícil”, afirmou.

Para o diretor administrativo de soluções autônomas da Volvo Trucks, Sasko Cuklev, o projeto é inovador pois, ao se concentrar em uma área limitada e em uma rota pré-determinada, é possível descobrir como aproveitar ao máximo a solução e adaptá-la às necessidades específicas de cada cliente. “Trata-se de colaborar para desenvolver novas soluções, o que proporciona maior flexibilidade e eficiência, além de maior produtividade”, diz.

O acordo implica que o cliente compre um serviço de transporte completo e pague por tonelada entregue.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui