Governo de Minas Gerais cria projeto para modificar a mineração local e recuperar o patamar de maior estado minerador do país.

O Governo de Minas Gerais acaba de apresentar o projeto ‘Nova Mineração’ com o objetivo de investir mais no setor minerário e tornar o estado ainda mais competitivo. A iniciativa é desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), dentro da área de atuação da Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (DCTI) do Governo de Minas Gerais.

A iniciativa é inédita no estado e é uma resposta às necessidades de uma mineração mais segura, sustentável, competitiva e comprometida com o desenvolvimento de mais de 170 municípios mineradores no estado. Deverá também ajudar Minas Gerais a se recuperar do desastre da barragem em Mariana, a forte queda no preço das commodities da mineração, além do enfraquecimento do Quadrilátero Ferrífero no quesito competitividade.

Farão parte inúmeras ações para tornar a atividade mineraria local moderna e otimizada.

Uma das propostas é o desenvolvimento de ambientes mais favoráveis à inserção de startups e novas tecnologias, o que deverá atrair cada vez mais empresas aceleradoras, como é o caso dos startups.

Serão desenvolvidas também três plataformas de ação que objetivam a otimização do setor em Minas Gerais. A primeira diz respeito a uma criação de ações para um melhor uso dos rejeitos minerais. Já a segunda é a solução de conflitos em torno dos impactos gerados pela atividade mineradora, para facilitar de recuperação de possíveis situações como o rompimento da barragem de Fundão em 2015, na cidade de Mariana-MG.

A terceira linha de ação diz respeito à criação de modelos de estratégias e alternativas para a revitalização e diversificação da economia dos municípios mineradores do estado.

Essa tem como foco duas regionais específicas, a primeira sendo a região da cidade de Araxá, local forte na mineração de nióbio e fosfato. A outra região de interesse da ação o Quadrilátero Ferrífero, localizado no centro-sul de Minas Gerais e que abrange mais de 20 municípios produtores de minério de ferro.

As reuniões têm trabalhado a necessidade do engajamento de todas as empresas, instituições, cientistas, educadores e demais profissionais, bem como das comunidades onde a mineração está presente. O projeto busca uma rede coesa e múltipla de parceiros públicos, privados e científicos.

Fonte: Agência Minas