Brio Gold é uma das propriedades da Yamana, cuja base de operações fica no Brasil.
A Yamana Gold Inc. anunciou aos investidores na manhã de hoje (11/05) um acordo de venda da Brio Gold para o consórcio co-liderado pelas empresas Canaccord Genuity Corp., CIBC Capital Markets e National Bank Financial. O acordo ainda está em aberto e, até então, o valor total é de C$ 26.667.000 (dólares canadenses) em ações ordinárias da Brio Gold, hoje detidas pela Yamana, custando cada uma C$ 3,00. A Brio Gold é uma das propriedades da Yamana, cuja base de operações fica no Brasil.
De acordo com o comunicado, o consórcio tem até 30 dias, após o fechamento do negócio, para exercer o direito de aumentar o valor da oferta das ações Brio Gold por até C$2.667.000 para cobrir custos de alocações. Se a opção for exercida na íntegra, o total de receitas brutas para a Yamana será de C$ 88.002.000.
Antes da oferta, a Yamana possuía 89.202.922 ações ordinárias da Brio Gold representando, no total, 79,3% das ações ordinárias emitidas e em circulação da empresa em base básica e 75,3% em bases totalmente diluídas. Após a efetivação da oferta e assumindo o pleno exercício da Oferta de Alocação Complementar, a Yamana possuirá 59.868.922 ações ordinárias da Brio Gold representando no total 53,2% das ações ordinárias emitidas e em circulação da Brio Gold em base e 50,5% em uma base totalmente diluída. A Brio Gold não receberá nenhum produto da oferta e todas as despesas da oferta serão pagas pela Yamana.
“Temos o prazer de anunciar esta venda de ações da Brio Gold, consistente com o plano que implementamos para obter valor em nossas participações. A venda de mais de 26 milhões de ações da Brio reduz significativamente nosso investimento e espera-se que aumente significativamente a liquidez para as ações.
Com os recursos da venda, vamos avançar em nossos objetivos de aumentar nossos saldos de caixa e diminuir nossa dívida líquida.
Além disso, acreditamos que a redução de nossa participação na Brio Gold deverá criar liquidez e levará a oportunidades adicionais com nossas participações restantes”, comentou presidente e CEO da Yamana, Peter Marrone.
Um prospecto preliminar relativo à oferta será arquivado, até o dia 16 de maio de 2017, junto às autoridades reguladoras de valores mobiliários de cada província e território do Canadá. O fechamento da oferta deve ocorrer no dia 1º de junho de 2017 e está sujeito a certas condições, incluindo a aprovação de autoridades canadenses de regulamentação de valores mobiliários.
A Brio Gold tornou-se uma empresa pública autônoma na qual a Yamana detém, até o momento, aproximadamente 85% das ações. A empresa possui quatro minas operacionais em território brasileiro: Pilar, Fazenda Brazileiro, Riacho dos Machados e Santa Luz.
Yamana Gold é uma empresa de mineração especializada na extração de ouro. A empresa tem base no Canadá, entretanto possui minas e sedes empresariais no Brasil, no Chile e na Argentina. A empresa planeja continuar a construir nesta base por meio de expansões de minas operacionais existentes, aumentos de taxas de transferência, desenvolvimento de novas minas, o avanço de suas propriedades de exploração e, demais oportunidades de consolidação de ouro com foco principal nas Américas.