A 6ª Vara Federal Cível do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) manteve a concessão do Projeto Shortline Serra Azul para a Cedro Participações, derrubando a liminar da MRS Logística.
Anteriormente, a Cedro havia obtido aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a construção do ramal ferroviário que vai escoar minério de ferro entre os municípios de Mateus Leme e São Joaquim de Bicas, em Minas Gerais.
De acordo com o grupo, o Ramal Ferroviário Serra Azul terá investimento de R$ 1,8 bilhão e é uma alternativa logística que vai trazer mais segurança para o trecho e terá capacidade para retirar até 5 mil caminhões de minério de ferro diariamente da BR-381.
A ferrovia terá 26 quilômetros de extensão e previsão de transportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e vai se conectar à Malha Regional Sudeste, linha ferroviária que percorre Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro, para exportação do minério.
Cinco trens com capacidade de carregar até 130 toneladas em 132 vagões vão operar no ramal ferroviário, sendo que cada trem substitui o equivalente a 570 carretas.
“A medida, além de aliviar o trânsito da região, vai deixar a rodovia mais segura e sustentável, reduzindo a emissão de carbono e o número de acidentes”, afirma Lucas Kallas, presidente do Conselho da Cedro Participações.