Construção é uma das condicionantes para o licenciamento da Mina Capão Xavier, da Vale.
A Vale, junto com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), irá inaugurar no próximo dia 18, o Centro de Visitantes da unidade de conservação do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, ao sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O prédio foi construído pela Vale com o objetivo de receber os visitantes do parque e valorizar a preservação da natureza presente no local.
A construção do Centro foi um dos fatores condicionantes do processo de licenciamento da Mina Capão Xavier, localizada no município de Nova Lima, em Minas Gerais. Há mais de dez anos parte da população local e algumas entidades têm se posicionado contra a atuação da mineradora em Capão Xavier. A inauguração do Centro pode significar um avanço em direção ao acordo entre as partes, uma vez que mostra o interesse da empresa em apresentar um retorno à comunidade e ao meio ambiente.
O Parque da Serra do Rola Moça está localizado ao sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte e abrange os municípios de Belo Horizonte, Ibirité, Nova Lima e Brumadinho. A área preservada é de 3.941 hectares.
O parque foi criado em 1994 para garantir a preservação das diversas nascentes e mananciais da região, fundamental para o abastecimento de água de Belo Horizonte e cidades vizinhas. Por isso, boa parte da área é fechada ao público.
Com o Centro de Visitantes, os turistas poderão saber mais sobre a área protegida e a importância da conservação ambiental. Um exemplo está na entrada do Centro de visitantes, onde quem passa tem acesso à exposição “Parques de Minas – conservando para o futuro”, com fotos do fotógrafo do IEF, Evandro Rodney.
A inauguração contou com a presença do secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira, do diretor geral do IEF, João Paulo Mello Sarmento, do gerente do Parque, Marcus Vinícius de Freitas e do gerente executivo de licenciamento ambiental, estudos, espeleologia, saúde e segurança da Vale, Rodrigo Dutra Amaral.