Holding Votorantim venderá parte não informada de ações da Votorantim Metais, que passará a se chamar Nexa Resources.

A Votorantim Metais (VM) fez um pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em Nova York e Toronto, na quinta-feira, 21, para aproveitar uma ampla base de investidores e apostando em uma recuperação de longo prazo do zinco, cobre, chumbo e prata.

Segundo divulgado pela agência de notícias Reuters, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA informou que a holding Votorantim venderá parte não informada de ações da Votorantim Metais, que passará a se chamar Nexa Resources SA e será sediada em Luxemburgo.

Os recursos resultantes da venda da participação deverão ser investidos em negócios de alto retorno. O IPO deve ajudar o presidente-executivo da Votorantim, João Miranda, a reduzir a dívida de cerca de 15 bilhões de reais (US $ 4,8 bilhões) do grupo.

A Votorantim e a VM contrataram as unidades bancárias de investimento da JP Morgan Chase & Co (JPM.N), Morgan Stanley (MS.N), Credit Suisse Group AG (CSGN.S), BMO Grupo Financeiro, Bank of America Corp (BAC.N) ), Citigroup Inc (CN), Banco de Nova Scotia (BNS.TO), Banco Bradesco SA (BBDC4.SA) e Credicorp Ltd (BAP.LM).