Com foco na construção civil, empresa deve desenvolver soluções para o mercado.

A siderúrgica ArcelorMittal e a empresa Impacto Protensão desenvolveram, em conjunto, um centro de inovação para a construção civil. Localizada na cidade de São Paulo e chamada ArcelorMittal Ideias, a startup irá oferecer recursos para empresas do setor.

De acordo com informações divulgadas pela ArcelorMittal, o objetivo é desenvolver soluções de engenharia que tenham como prioridade a industrialização e a produtividade, além de sustentabilidade e viabilidade econômica em obras de todos os portes e segmentos.

Segundo a siderúrgica, dentro da empresa está sendo formada uma equipe especializada em desenvolver as alternativas para o mercado, com foco na economia de material e na redução da mão de obra.

Após oferecer a solução ao cliente, a startup fará o acompanhamento de todas as etapas, desde a identificação dos problemas e suas soluções, até a avaliação dos resultados. A última fase consiste na comparação dos projetos com referências nacionais, para formatar um ranking de produtividade e desenvolver um padrão mercadológico.

“O avanço da industrialização na cadeia da construção civil é uma tendência que não tem volta. Hoje, a mão de obra corresponde a 58% do custo da estrutura e queremos garantir para nossos clientes um melhor controle sobre esses custos, otimizando a obra e diminuindo a pressão sobre o custo do aço”, explica o coordenador do projeto da ArcelorMittal, Marcelo Lopardi.

Um termo de cooperação entre as empresas foi assinado pelos diretores da Impacto Protensão, Joaquim Caracas e o diretor-executivo Rodrigo Castelo Branco, e pelo CEO da siderúrgica, Jefferson De Paula. A startup começa ainda no mês de outubro e já tem parcerias com incubadoras e agências de fomento a inovação, como o Senai, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).