Companhia portuguesa procura parceiros para prospecção de cobre, zinco e chumbo.
A Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), de Portugal, está buscando empresas e promotores privados para iniciar atividades de prospecção mineral na Península Ibérica. A companhia pretende localizar recursos minerais na Faixa Piritosa Ibérica, em um território com uma área superior a 200 quilômetros quadrados.
Segundo comunicado divulgado pela empresa, a intenção é desenvolver um projeto de pesquisa de depósitos minerais na área do Rosário, integrada na Faixa Piritosa Ibérica, uma das principais regiões mineradoras da Europa. A EDM acredita que a região deva apresentar minerais metálicos como cobre, zinco e chumbo.
De acordo com o contrato de prospecção e pesquisa, assinado entre o Estado e a EDM em novembro de 2016, o território abrangido pela concessão tem uma área de 200,453 km². O contrato que será fechado com as empresas interessadas terá validade de três a cinco anos.
O documento determina que no período inicial de três anos terá de ser feito um investimento mínimo de 400 mil euros em levantamento geológico, sondagens e amostragem, além do pagamento de 7 mil euros por ano à Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). No caso de prorrogações – limitadas a duas, de um ano cada – a EDM tem ainda de pagar 200 mil euros.