Contrato fechado no valor de US$ 300 milhões garante a entrega do minério à empresa Nukem por sete anos.

O Uzbequistão assinou recentemente seu primeiro contrato de exportação de urânio para os Estados Unidos. O minério será fornecido à empresa norte-americana Nukem em forma de concentrado. O país asiático irá receber o valor de US$ 300 milhões para fornecer o produto pelos próximos sete anos. O Uzbequistão também fechou nas últimas semanas um contrato de fornecimento de urânio para a Coreia do Sul.

O país tem grandes reservas minerais, que incluem mais de 1.800 depósitos catalogados. Os recursos do país incluem petróleo, gás natural, ouro, prata, urânio, molibdênio, tungstênio, carvão, cobre, zinco e chumbo. O urânio, o cobre e o ouro são os principais minerais da nação.

Segundo o Comitê Estatal de Geologia do Uzbequistão, as reservas estimadas de urânio produzem cerca de 190 mil toneladas, das quais mais de 140 mil toneladas se destinam a depósitos do tipo arenito (ainda na rocha sedimentar) e 47 mil toneladas para o tipo xisto preto (rocha em grãos finos).

Ao longo dos últimos anos, o governo tem tentado atrair investidores estrangeiros para o desenvolvimento de depósitos de urânio de tipo xisto preto, que exigem investimentos substanciais em termos econômicos. De acordo com o a imprensa internacional, o país fornece o mineral para Japão e a Índia também manifestou interesse no produto.

Além de contar com um território valioso, o Uzbequistão tem políticas de desenvolvimento na indústria mineral, com a chamada “Lei do Subsolo” que oferece facilitadores para o investimento no setor. Grande parte da mineração do país é feita com minas a céu aberto, outro fator que contribui para a atividade já que é um método relativamente barato de extração quando comparado a outros.

Urânio

A extração do urânio é feita em minas ou pedreiras, já que ele é encontrado em rochas grandes que também possuem outros minerais. Estima-se que o mineral bruto contenha apenas 0,3% do urânio propriamente dito.

Após ser separado de outros minerais, o elemento é encontrado em forma de óxido de urânio, conhecido como “yellow cake”, ou bolo amarelo. Ele é convertido para o estado gasoso, e recebe o nome de hexafluorido de urânio.

Na etapa seguinte de seu beneficiamento, ele é enriquecido e processado em centrífugas nucleares em alta velocidade. Esse processo é feito repetidas vezes, para aumentar o grau de concentração do urânio.