Senai desenvolve tela que retém pó de minério

Tela desenvolvida por estudantes utiliza imãs para reter pó de minério - Foto: Reprodução G1.

Tecnologia desenvolvida por estudantes da instituição utiliza imãs e corrente elétrica para conter o pó preto.

Na quinta-feira (30), alunos do Senai de Vitória, no Espírito Santo, desenvolveram uma tela eletromagnética que retém pó de minério. O projeto tem como objetivo reduzir problemas causados pela poluição do pó preto e contribuir para o meio ambiente.

A pesquisa foi apresentada durante uma feira de tecnologia da instituição. A invenção está ainda em fase de desenvolvimento e conta com um imã que atrai todo o pó de minério nas proximidades e impede que ele seja espalhado. A tela será feita de metal e utilizará a aplicação de corrente elétrica.

“Vamos promover a indução, através de um campo magnético, e atrair todos os particulados sólidos dispersos nas grandes mineradoras e áreas portuárias, para evitar que cheguem às nossas casas e aos ambientes marítimos principalmente. Essa tela tem o objetivo de sanar todos os problemas provocados pelo pó preto, tanto pelo lado social, quanto pelos lados econômico e ambiental”, disse um dos alunos responsável pela iniciativa em entrevista ao portal G1.

Ecotech

Na mostra tecnológica, desenvolvido com o intuito de estimular a inovação e a criatividade dos estudantes, 30 projetos foram selecionados, dentre eles se destacou também o Ecotech. A pesquisa visa otimizar a gestão de resíduos sólidos industrias por meio de um dispositivo tecnológico. A medida também auxilia os gestores das empresas na tomada de decisões quanto à destinação e controle de geração destes resíduos, evitando impactos socioambientais.