Motivo é nova política chinesa para redução da poluição em Pequim.

A China deve ultrapassar o Japão em 2018 como maior importador mundial de gás natural, usado em substituição ao carvão, mineral poluente. A estimativa se deve a medidas tomadas por Pequim no combate à poluição. Segundo a agência de notícias Reuters, os chineses chegaram a superar os japoneses nas importações em setembro e em novembro de 2017.

Atualmente a China já é o maior importador de petróleo e carvão, e o terceiro maior consumidor mundial de gás natural, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Rússia. No entanto, o país asiático ainda precisa importar cerca de 40% para suprir a demanda interna.

Segundo levantamento da Reuters, as importações da China de gás encanado e de gás natural liquefeito (GNL) cresceram em mais de um quarto em 2017, comparado a 2016, para 67 milhões de toneladas. Só as importações de GNL, por exemplo, aumentaram 50%.

Os dados incluem chegada de navios carregados com GNL na China e estimativas mensais do fluxo de importação de gasodutos. São informações preliminares, pois os números de dezembro ainda não foram fechados.

Com informações da Reuters.