Plataforma saiu do estaleiro para iniciar produção do pré-sal no primeiro semestre do ano.

A Petrobras informou na última sexta-feira (23) que sua plataforma de produção de óleo e gás, P-74, saiu do estaleiro EBR, em São José do Norte (RS), em direção ao campo de Búzios, na Bacia de Santos, com expectativa de iniciar a produção no primeiro semestre deste ano.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, a P-74 será a primeira a operar sob o regime de cessão onerosa. É uma das sete plataformas esperadas no plano de negócios e gestão da petroleira pera entrar em produção esse ano no país e uma das duas previstas para o primeiro semestre.

A plataforma do tipo FPSO, sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo, pode produzir 150 mil barris diariamente e processar até sete milhões metros cúbicos de gás natural.

“Com 100% de participação da Petrobras, Búzios é um dos principais projetos do portfólio da companhia e será determinante para a sustentabilidade da produção nos próximos anos” informou a estatal, por meio de nota.

O contrato de cessão onerosa, que se encontra em fase de revisão, foi assinado entre a Petrobras e União Federal em 2010. A partir dele a companhia adquiriu o direito de produzir até cinco bilhões de barris em áreas do pré-sal.

A outra plataforma escolhida para o primeiro semestre de 2018, segundo informa a Petrobras, é a Tartaruga Verde e Mestiça, que irá para a Bacia de Campos.

Com informações da Reuters

*Sob supervisão de Sara Lira