Navio saiu do Porto de Tubarão rumo à China para entregar minério de ferro.

O primeiro navio mineraleiro VLOC (Very Large Ore Carrier) de segunda geração fez seu primeiro carregamento de minério de ferro no Porto de Tubarão, em Vitória, no Espírito Santo no dia 27 de fevereiro. Segundo informações divulgadas pela mineradora Vale, a matéria-prima será enviada para a China.

Batizado de Yuan He Hai, o navio tem capacidade de 400 mil toneladas e é o primeiro VLOC a entrar em operação de uma frota de 32 que atenderão o transporte transoceânico de minério de ferro para a rota Brasil-China.

A Vale desenvolveu o projeto dos VLOCs com intuito de serem mais eficientes e sustentáveis. Os novos navios emitem 15% a 20% a menos de gás carbônico que os modelos antigos, Valemaxes, que já emitiam 35% a menos de CO2 em comparação com os capesizes, navios padrão para o transporte de minério.

O Yuan He Hai atracou no porto no dia 25 de fevereiro e demorou um dia e meio para ser carregado. Entre 70% a 74% dos grandes navios que transportam cargas da Vale fazem a rota Brasil-China.

Os outros 31 navios serão entregues aos armadores até o final de 2019. Além desses, a mineradora negocia contratos para a construção de novos transportes de 325 mil toneladas, chamados Guaíbamax.

“Consideramos que esses navios incorporam o estado da arte em termos de eficiência e de inovação ambiental na área. O Guaíbamax, por exemplo, será equipado também com um sistema de limpeza de gases de descarga que permitirá eliminar em até 99% a emissão de enxofre na atmosfera”, explica a diretora de Navegação da Vale, Renata Costa.

 

*Sob supervisão de Sara Lira