Expectativa é do secretário-geral da Opep, em virtude do acordo para reduzir a produção da commodity.

O mercado mundial de petróleo deve se estabilizar ao longo de 2018. Foi o que afirmou à o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohammad Barkindo, nesta segunda-feira (19). Segundo ele, o acordo global para reduzir a produção pode contribuir para a restauração e estabilidade nos mercados globais neste ano.

“Estamos começando a ver que a estabilidade é gradual, mas continua retornando ao mercado”, afirmou em entrevista à uma rede de TV do Azerbaijão, em visita ao país do Leste europeu. Segundo Barkindo, os países produtores de petróleo que reduziram suas produções da commodity pretendem estender o combinado até dezembro de 2018.

O acordo foi fechado em novembro do ano passado entre países da Opep e outros grandes produtores, liderados pela Rússia. A pretensão é reduzir a produção em quase 1,8 milhão de barris diários (bpd) até o fim do ano.

A próxima reunião entre os ministros do petróleo da Opep e aliados está prevista para ocorrer em junho, quando eles poderão ajustar o acordo com base nas condições do mercado.

A próxima reunião dos ministros do petróleo da Opep e de aliados, inclusive do Azerbaijão, está prevista para junho, onde os ministros podem ajustar o acordo com base nas condições do mercado.

A produção de petróleo do Azerbaijão foi de 806 mil bpd em fevereiro, em comparação com 814,6 bpd em janeiro.