Evento teve participação de 33 moradores da comunidade que atuarão como chefes de cozinha para atender a demanda do turismo.
Moradoras das comunidades Português e Monte Sião, em Faro (PA), participaram de uma capacitação por meio do programa Territórios Sustentáveis. O treinamento “Higiene e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, realizada no Centro Comunitário de Gestão Integrada da Floresta Estadual de Faro (CCGI), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).
A ação faz parte do eixo de Desenvolvimento Econômico do Territórios Sustentáveis. Durante o evento, temas voltados para os cuidados na preparação dos alimentos foram trabalhados com os 33 futuros chefes de cozinhas tradicionais para atender à demanda do turismo de base comunitária.
“A capacitação buscou trabalhar temas voltados às normas de segurança alimentar e procedimentos de higiene e limpeza dos alimentos, riscos de contaminação biológica, química e física, doenças transmitidas por alimentos, organização no local de trabalho, tratamento de água e resíduos sólidos que são fundamentais para a valorização e qualidade do serviço”, destacou o gestor ambiental do Programa Territórios Sustentáveis, Eli Franco.
A captação visa ainda a implementação do Plano de Uso Público da Flota Estadual de Faro. O projeto foi lançado em outubro de 2017 e busca conciliar a geração de renda com conservação dos recursos naturais da unidade, por meio de atividades como o turismo de base comunitária.
Reunião com quilombolas em Oriximiná
Outra ação do programa Territórios Sustentáveis foi a reunião conjunta com todos os territórios quilombolas, no último fim de semana de março. O evento foi realizado na comunidade do Bacabal, na Área Trombetas, para escolher a instituição gestora que cuidará da gestão do Fundo Quilombola.
Trata-se de um mecanismo financeiro construído colaborativamente para receber recursos que subsidiem as ações aprovadas no Plano de Vida.
A construção desse plano e do fundo foram iniciados há aproximadamente um ano. Neste período, foram realizadas reuniões informativas, de consentimento prévio, diagnóstico do território, elaboração do plano e escolha da instituição gestora.
O programa Territórios Sustentáveis acompanha o processo de construção do plano junto aos territórios quilombolas e a Arqmo, entidade que participa e apóia as reuniões de escolha da instituição gestora.
Programa Territórios Sustentáveis
O programa é uma ação integrada do poder público, sociedade civil e mineradora no desenvolvimento de comunidades do Estado do Pará, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável nos municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná, por meio dos eixos de Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Capital Social e Quilombolas.
*Sob supervisão de Sara Lira