Ação retorna na semana que vem, com ações no município de Amambai.

Após percorrer 17 municípios do Mato Grosso do Sul, no ano passado, com a apresentação do projeto Sistemas Fotovoltaicos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) volta com a agenda em 2018 do Senai Empresa. O objetivo é ensinar a população sobre os benefícios da energia solar.

A primeira cidade a receber o evento será Amambai, no dia 27 de abril. Os participantes, sejam de indústrias, imóveis rurais ou residências, terão a oportunidade de realizar uma simulação de custo de instalação de placas solares, formas de financiamento e o quanto será a redução na conta de luz.

Para participar basta levar a última fatura da conta de energia. Os técnicos do Senai vão utilizar os dados do documento para fazer a simulação.

“Dependendo do consumo da empresa, a planta fotovoltaica pode suprir parcial ou totalmente a demanda, chegando próximo a zerar a conta de energia elétrica, sendo que a energia excedente pode ser utilizada como crédito para faturas futuras”, explicou o gerente do Senai Empresa, Rodolpho Mangialardo.

Projeto Sistemas Fotovoltaicos em 2017. Foto: Senai Empresa.

Para ele, a iniciativa mostra outras alternativas desconhecidas e mais baratas de consumir energia, com a vantagem de ser sustentável. “Os consumidores estão acostumados a serem atendidos pelo Sistema Nacional de Transmissão, porém, existem outras formas de consumir energia, que são mais baratas. Desde que o projeto começou, em agosto do ano passado, conseguimos mostrar que o consumo pode ser sustentável e que, com a economia gerada, o empresário pode se manter mais competitivo no mercado, enquanto o consumidor residencial consegue enxugar o orçamento mensal”, analisou.

 

*Sob supervisão de Sara Lira