Mostra pode ser vista no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte (MG).

Quem gosta de ver diamantes e pedras raras, tem uma boa opção em Belo Horizonte (MG). A exposição da Coleção Minerais do Brasil, que reúne minerais raros e recém descobertos está disponível no Circuito Liberdade, no MM Gerdau – Museu de Minas e do Metal.

No Brasil são encontradas 970 espécies de minerais válidas e a nova Sala Professor Doutor Álvaro Lúcio, do museu, abriga 400 minerais, incluindo suas variedades. Dentro das amostras, encontram-se 35 espécies existentes no Brasil.

Com esta mostra o MM Gerdau tem o objetivo de apresentar a sociedade a riqueza do solo brasileiro, sua estética e significad,o como afirma a geóloga, Andrea Ferreira, curadora de geociências do museu e da exposição.

MM Gerdau – Museu de Minas e do Metal. Crédito: Jomar Bragança.

A coleção foi criada por iniciativa dos empresários Antônio Delfino Santos e Sebastião Santos, com o objetivo de implantar o Museu de Mineralogia (MUMI), na cidade de Sete Lagoas, na Grande BH, região de muitas descobertas e rota do explorador Peter Lund (1801-1880), que foi um dos naturalistas dinamarqueses mais notáveis do século XIX, considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil.

O projeto do MUMI não foi realizado e, em parceria com o MM Gerdau, a coleção ganhou uma sala especial no segundo andar do museu, batizada de Professor Doutor Álvaro Lúcio, em homenagem ao engenheiro metalúrgico, estudioso e colecionador de minerais, uma renomada autoridade internacional no assunto.

“O Museu das Minas e do Metal realiza um feito histórico: apresentar ao público um acervo de minérios e minerais compatível com a riqueza de Minas Gerais. Fico feliz em ver essa inauguração e estarei presente. Os mineiros terão oportunidade de conhecer a história e as belezas do Estado em que vivem”, afirma Álvaro

A nova sala onde está a coleção Minerais do Brasil, pode ser visitada de terça a domingo, das 12h às 18h, sendo na quinta-feira, das 12h às 22h, com entrada gratuita.

“Considero a chegada da nova coleção como um grande presente para o Museu e para os apaixonados pela Mineralogia. O nome da exposição “Minerais do Brasil” foi muito bem escolhido pelos curadores. Nosso país tem registrado cerca de 70 minerais tipo do Brasil, ou seja, minerais cuja primeira amostra reconhecida oficialmente pelo mundo é brasileira. Na nova exposição, iremos expor a metade. É algo realmente inédito”, afirma a gestora do museu, Márcia Guimarães.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3516-7200.

*Sob supervisão de Sara Lira