Ação em parceria com Banco do Brasil e companhia de equipamentos eletrônicos será para empresas do Estado.

No próximo dia 26 de abril será lançado, no Mato Grosso, o Programa de Financiamento de Energia Solar (PLUZ). O objetivo da iniciativa é estimular a geração de energia fotovoltaica no âmbito da geração distribuída, será lançado, pelo Sebrae no Mato Grosso, em parceria com o Banco do Brasil e a WEG.

Por meio do PLUZ poderão ser feitas consultorias especializadas, acesso à tecnologia de ponta e ao crédito por meio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), que tem como objetivo proporcionar o acesso à energia solar e seus benefícios e, assim, diminuir os custos e garantir maior segurança energética.

A parceria tem a finalidade de tornar as empresas e produtores rurais mato-grossenses mais competitivos, visto que o investimento tem 100% de retorno garantido com a economia na conta de luz e a energia solar é uma fonte renovável e sustentável.

O Programa também busca estimular o desenvolvimento do mercado local, com a geração de emprego e renda, além de contribuir com o aumento do número de micro e mini usinas fotovoltaicas.

“A conta de luz tem um impacto significativo nos custos de uma empresa e a economia gerada através dessa mudança de matriz energética pode impulsionar os negócios. Além disso, a energia solar é uma energia limpa e inesgotável. Esse é um investimento que vale a pena por diversos aspectos”, concluiu João Paulo Gualberto da Silva, diretor de Novas Energias da WEG.

Para participar do PLUZ, a empresa e o produtor rural deverão acessar o Banco do Brasil, realizar o cadastro e fazer uma pré-análise de crédito. Após aprovação, o BB encaminhará para o Sebrae/MT realizar o atendimento, que consiste em uma consultoria de avaliação técnica e financeira, sendo a última opcional do empreendimento e, posteriormente, elaboração dos projetos elétrico e de viabilidade econômico/financeiro do sistema fotovoltaico pretendido.

Após esta etapa, a WEG encaminha um orçamento para análise de crédito e efetivação do contrato de financiamento junto ao banco Na sequência, a WEG agenda com o empreendimento o início da instalação do sistema fotovoltaico.

*Sob supervisão de Sara Lira