Educadores do curso de Engenharia de Minas visitaram o sítio de exploração, o depósito de rejeitos e o viveiro de mudas para reflorestamento da mineradora Red Graniti.
A Associação das Mineradoras de Caldas e Santa Rita de Caldas (Amicas) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais, firmaram uma parceria para desenvolver projetos ambientais em áreas mineradas.
A proposta prevê ações em escolas públicas de municípios da região, envolvimento de professores e alunos da universidade em processos de reflorestamento e o estímulo a estudos acadêmicos que abordem a atividade mineradora.
Os professores do curso de Engenharia de Minas da Unifal, Fabiano Cabañas Navarro e Carolina Roveri, visitaram o sítio de exploração, o depósito de rejeitos e o viveiro de mudas para reflorestamento da mineradora Red Graniti, localizada na região de Caldas, sul de Minas Gerais. Eles puderam conferir o baixo impacto real da mineração de pedras ornamentais em comparação com outras formas de exploração agrária.
O gerente comercial da empresa, Paulo Silva, destacou como a reunião foi proveitosa. “No encontro mostramos como a atividade mineradora pode ser sustentável e iniciamos as conversas para realizarmos ações em conjunto com a universidade”.
Próximos passos
Com as informações adquiridas no encontro, os professores vão elaborar propostas para serem desenvolvidas pelos alunos do curso de Engenharia de Minas da instituição.
Algumas das ideias são: implantação de oficinas e palestras para alunos do ensino médio e fundamental em escolas públicas dos municípios, implantação do selo de indicação geográfica da exploração do “Café Imperial” e mobilização dos alunos do curso técnico em meio ambiente que há em Caldas para que eles se interessem em visitar a mina e conhecer a realidade da extração.
*Sob supervisão de Sara Lira