Estudantes participaram do “International Mining Games”, competição de provas que simulam antigas práticas mineradoras.
O grupo de extensão da Universidade de São Paulo (USP), Mining Team, conquistou o terceiro lugar na 40ª edição do International Mining Games, em Camborne, Reino Unido. A conquista foi em uma das provas que envolvia 39 equipes de oito países diferentes.
De acordo com informações divulgadas pela USP, a competição foi realizada entre os dias 28 de março e 1º de abril, sendo formada por sete tradicionais provas de simulação de práticas arcaicas de mineração. Durante os cinco dias de evento, os alunos puderam construir uma integração e aprendizagem, sobre empresas do setor minerário.
Essa já é a segunda vez que a equipe participa da competição internacional e ficou com a medalha de terceiro lugar na prova de Survey. No ano passado, eles conquistaram dois lugares no pódio dos Jogos Minerários promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os dias 16 e 18 de agosto.
O grupo é formado por estudantes dos cursos Engenharia de Minas, da Escola Politécnica (Poli), Geologia, do Instituto de Geociências (IGc), e Geofísica, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.
A proposta da equipe é fortalecer a identidade dos cursos no cenário acadêmico, divulgar a ampla área de mineração no contexto nacional e promover maior integração entre os estudantes e empresas da área.
*Sob supervisão de Sara Lira