Na nona edição, congresso vai abordar diversos assuntos relacionados aos avanços tecnológicos da indústria mineral nas áreas de lavra a céu aberto e de lavra subterrânea.

O desafio para gerir barragens de rejeitos é um dos temas a serem abordados no 9º Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas (CBMINA). O evento ocorre entre os dias 1º e 3 de agosto em Belo Horizonte (MG) e tem como um dos palestrantes o diretor de Gestão de Barragens e Resíduos da Yamana Gold, Rafael Jabur.

Segundo ele, o principal desafio é entender os riscos e dedicar recursos adequados para estruturar o gerenciamento das barragens, atendendo às exigências das normas de segurança. Jabur destaca que essa preocupação cresceu após a promulgação da lei 12.334, de 2010, de que instituiu a política nacional de segurança de barragens. “O Brasil possui legislação específica para barragens e, em muitos casos, mais restritiva e completa quando comparada com outros países do mundo”, pontua.

O especialista ainda afirma que o Brasil tem se alinhado cada vez mais com a maioria dos países com tradição em mineração no que se refere a segurança dessas estruturas, atenção que aumentou não apenas aqui, mas em nível global, após o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana (MG), em novembro de 2015.

Para ele, no futuro a formatação de sistemas de segurança de barragens ocupará um papel importante na alta gestão da maioria das empresas, o que vai demandar profissionais especializados no assunto. Na opinião dele, essa gestão deixará de ser área de apoio para ser área estratégica do negócio.

“Indicadores de segurança de depósitos de rejeitos passarão a permear cada vez mais as discussões a nível de governança das empresas de mineração como um item estratégico para os proprietários”, avalia.

CBMINA

O Congresso será realizado no auditório da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e irá abordar diversos assuntos relacionados aos avanços tecnológicos e as soluções de problemas adotados pela indústria mineral nas áreas de lavra a céu aberto e de lavra subterrânea.

Na programação estão palestras, apresentação de trabalhos técnicos, workshops, debates, exposição de equipamentos e serviços, entre outros. Para participar é necessário fazer inscrição no site do evento. Grupos de estudantes têm direito a descontos.

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas (DENIM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Serviço:

CBMINA
Local: Auditório da Escola de Engenharia da UFMG (avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha. Belo Horizonte, MG)
Data: 1º a 3 de agosto de 2018
Mais informações e inscrições: portaldamineracao.com.br/cbmina