Início Editorias Internacional Saudi Aramco negocia compra de parte de petroquímica saudita

Saudi Aramco negocia compra de parte de petroquímica saudita

Planta da Saudi Aramco na região de Juaymah, na Arábia Saudita. Foto: Saudi Aramco/ Divulgação.

Empresa negocia com SABIC, que é a quarta maior petroquímica do mundo.

A Saudi Aramco, uma das maiores petrolíferas da Arábia Saudita, avalia a compra de uma participação estratégica na fabricante petroquímica saudita SABIC. O anúncio foi feito pela companhia nesta quinta-feira (19).

A parcela que a empresa deseja obter não foi informada, mas, caso seja concretizada, a negociação poderia impulsionar o valor de mercado da estatal antes de uma planejada oferta pública inicial de ações (IPO).

Em comunicado, a Aramco destacou que as discussões estão em “estágio inicial” com o Fundo de Investimento Público (PIF) do reino para adquirir a participação na SABIC por meio de uma transação privada. A empresa não tem planos de adquirir ações publicamente negociadas.

A SABIC é a quarta maior companhia petroquímica do mundo e tem 70% de seu capital pelo PIF. A capitalização de mercado da empresa chega a 385,2 bilhões de riyals sauditas, o equivalente a US$ 103 bilhões.