Ação é relacionada a perfuração da sonda Ensco DS-5.

A Petrobras e a fornecedora Ensco assinaram acordo para encerrar uma disputa arbitral, relacionada a contrato de serviços de perfuração da sonda Ensco DS-5. De acordo com informações divulgadas pela estatal brasileira nesta quinta-feira (16), a empresa passa a poder participar novamente de licitações.

“As partes acordaram sobre a normalização de suas relações comerciais, permitindo à Ensco participar tanto nas licitações da Petrobras em curso como nas contratações futuras, nas mesmas condições das demais empresas participantes”, informou, por meio de nota. Além disso, o acordo prevê que nenhum pagamento será feito pelas companhias.

A DS-5 foi afretada pela Petrobras em 2008, quando a sonda pertencia a Pride International, empresa com sede em Londres adquirida pela Ensco em 2011.

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, o contrato foi encerrado em 2016 pela Petrobras, que alegou irregularidades na contratação, durante investigações da operação Lava Jato, da Polícia Federal.