Produção nacional de petróleo cai 5,9% em setembro

Plataforma de petróleo. Foto: ANP/ Divulgação.

Por outro lado, participação do volume produzido na camada pré-sal é o maior até hoje.

A produção de petróleo em setembro no Brasil caiu 5,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com boletim mensal divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na segunda-feira (6), foram produzidos 3,196 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), dos quais 2,486 milhões de barris de petróleo por dia (bbl/d). Na comparação com agosto, a redução foi de 1,4%.

Já a produção de gás natural totalizou 113 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d), um aumento de 6,1% em relação ao mês anterior e uma redução de 0,9% na comparação com o mesmo mês de 2017

A produção do pré-sal em setembro totalizou 1,783 milhão de boe/d, um aumento de 3,7% em relação a agosto. No total, foram produzidos 1,419 milhão de barris de petróleo por dia e 58 milhões de m3/d de gás natural por meio de 85 poços. Em setembro, a participação do pré-sal na produção total foi de 55,8%, a maior registrada até hoje.

Aproveitamento do gás natural

O aproveitamento de gás natural no país foi de 97,2% do volume total produzido. Além disso, chegaram a ser disponibilizados ao mercado 56,4 milhões de metros cúbicos por dia. A queima de gás totalizou 3,1 milhões de metros cúbicos por dia, redução de 0,6% na comparação com agosto e de 7,7% em relação a setembro do ano passado.