Ação ocorreu na tarde desta sexta-feira (25), no horário do rompimento da barragem há uma semana.
No dia em que o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho MG) completa uma semana, o Corpo de Bombeiros fez uma homenagem que emocionou a todos que estavam no local. Por volta de 12h40, agentes que trabalham nas buscas fizeram uma cerimônia religiosa homenageando as vítimas, no mesmo local onde ocorreu o desastre há uma semana.
No momento, pétalas de rosas foram jogadas por 10 helicópteros que sobrevoaram a área. As flores foram doadas ao Corpo de Bombeiros, que fez uma chamada nas redes sociais na quinta-feira (31/1). “Foi um momento de homenagem organizado pelas forças de segurança e de apoio envolvidos na tragédia”, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara. Outras pessoas deixaram buquês nas áreas próximas à tragédia e na Central de Informações.
Na hora em que ocorreu a tragédia do dia 25, houve orações, leitura da bíblia e músicas religiosas foram cantatas, com o intuito de acalentar as famílias das vítimas. No local ainda foi afixada uma cruz onde foram hasteadas as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais.
A barragem que se rompeu espalhou 12 milhões de metros cúbicos de lama que atingiram a área administrativa da Vale, comunidades próximas e a pousada Nova Estância. Os rejeitos também caíram no Rio Paraopeba, curso d’água que é acompanhado pelos órgãos ambientais estaduais e federal.
No total, 238 pessoas permanecem desaparecidas. Segundo o último levantamento do Corpo de Bombeiros, 110 vítimas morreram na tragédia, das quais já 71 foram identificadas. Cento e noventa e duas pessoas foram resgatadas e 395 localizadas.