Conselho terá Rohitesh Dhawan como novo CEO, substituindo Tom Butler em abril deste ano.

O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) anunciou nesta quarta (10/3), a nomeação de Rohitesh Dhawan como novo CEO. A decisão veio após um competitivo processo de seleção global, para suceder a Tom Butler, que deixará o cargo em 6 de abril de 2021.

Rohitesh é um especialista em sustentabilidade com experiência significativa no setor dos recursos. Sua função mais recente foi como Diretor Geral e Chefe da região EMEA no Eurasia Group, uma empresa de pesquisa e análise geopolítica, onde liderou o setor de mudanças climáticas e práticas de sustentabilidade. Antes disso, Rohitesh foi Chefe Global de Sustentabilidade para o Sector Mineiro e Diretor de Estratégia Global na KPMG Internacional. Atualmente, faz parte do painel de especialistas em mudanças climáticas do Programa de Parcerias para Transições Climáticas Aceleradas (PACT) do governo britânico.

O Presidente do ICMM e CEO da Freeport-McMoRan, Richard Adkerson, afirmou que tem o prazer de dar as boas-vindas a Rohitesh como CEO do ICMM. “Ele traz um profundo empenho no desenvolvimento sustentável e uma forte experiência no assunto. O seu vasto conhecimento dos desafios e oportunidades que a nossa indústria enfrenta será inestimável à medida que trabalhamos em conjunto para abordar algumas das maiores questões que o nosso setor enfrenta, e promover iniciativas importantes que refletem o nosso empenho coletivo na melhoria contínua do desempenho. Gostaria, também, de reconhecer a notável contribuição de Tom para o ICMM nos últimos seis anos e, em nome do Conselho, gostaria de lhe agradecer pela liderança e compromisso. Estou ansioso por trabalhar com Rohitesh para construir sob os fortes alicerces que Tom deixa para trás”.

Durante sua nomeação, Rohitesh Dhawan, disse estar entusiasmado para se juntar ao ICMM na década, indiscutivelmente, mais importante para a indústria. “As bases de uma economia de emissões zero estão no foco agora, e os minérios são fundamentais para ela. Mas muitos desafios ambientais, sociais e de governança continuam sem resolução, e não consigo pensar em melhor veículo do que o ICMM para reunir as soluções necessárias. Estou muito satisfeito por estar a serviço de uma indústria que toca todas as nossas vidas, e por me juntar a uma organização que está unida no objetivo de alcançar os mais elevados padrões de sustentabilidade possíveis”, afirmou o executivo.

“Foi um imenso privilégio liderar o ICMM. Durante a minha gestão, enfrentamos alguns desafios importantes, mas ainda há muito a ser feito. Tenho o prazer de entregar as rédeas para a próxima fase a um líder tão forte. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer aos nossos membros e a todos da equipe do ICMM por seu excelente apoio nos últimos seis anos”, afirmou o atual CEO do ICMM, Tom Butler.

Sobre o ICMM

O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) é uma organização internacional dedicada a uma indústria de mineração e metalurgia segura, justa e sustentável. O ICMM reúne 27 empresas de mineração e metalúrgicas e 37 associações nacionais, regionais e de commodities. A instituição tem como objetivo fortalece o desempenho ambiental e social e serve como um catalisador para a mudança, aumentando a contribuição da mineração para a sociedade. Cada empresa, membro do ICMM, adere aos seus princípios de mineração que incorporam requisitos ambientais, sociais e de governança abrangentes, validação robusta em nível local das expectativas de desempenho e garantia credível dos relatórios de sustentabilidade empresarial.

 

Com informações do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).