Dentre os planos está a criação de Certificados Verdes para aço.

A ArcelorMittal anunciou nesta quinta-feira (18/03), o lançamento das suas três primeiras iniciativas XCarb™. Inicialmente o projeto prevê a criação de Certificados Verdes para aço, financiamento em inovação e produção de aço de forma reciclada e renovável. Essas ações integram o plano da empresa para atingir emissão líquida zero de carbono até 2050.

O XCarb™ irá reunir todas as atividades e produtos de aço fabricados com baixa emissão de CO₂ ou zero carbono na ArcelorMittal, bem como iniciativas mais abrangentes e projetos de inovação verde, em um único esforço para se alcançar progressos na neutralidade de carbono.

“Nosso lançamento hoje do XCarb™ reúne toda a amplitude de nossa atividade de descarbonização sob uma única marca. O objetivo é demonstrar às partes interessadas a grande variedade de iniciativas que estamos criando para alcançar nosso objetivo de emissões zero CO₂ até 2050, enquanto ao mesmo tempo oferecemos soluções que ajudem nossos clientes a abordar seus próprios objetivos, demonstrando o importante papel do aço numa futura economia circular”, explicou o CEO da ArcelorMittal, Aditya Mittal.

XCarb™ Certificados verdes para aço

De acordo com a ArcelorMittal, a unidade da empresa na Europa vem recebendo diversos investimentos em iniciativas para reduzir as emissões de CO₂ em altos-fornos. Essas iniciativas incluem como principais projetos o Smart Carbon: Torero – transforma biomassa em bio-carvão para substituir o uso de carvão fóssil nos altos-fornos; e o Carbalyst – captura de gás de alto-forno rico em CO e conversão em bio-etanol, que pode ser usado para fabricar produtos químicos de baixo carbono. Outro projeto compreende a captura de gases residuais ricos em hidrogênio do processo de fabricação do aço para ser injetado nos altos-fornos, reduzindo o uso de carvão.

Esses investimentos resultam em consideráveis reduções de CO₂, que podem ser transferidas para os clientes na forma do primeiro programa de certificação da indústria do aço. A reduções de CO₂ são contabilizadas, verificadas de forma independente, e depois convertidas em XCarb™ certificados verdes de aço, usando um fator de conversão que representa a intensidade média de emissão de CO₂ na fabricação de aço na Europa.

O programa, portanto, oferece aos clientes a oportunidade de comprar certificados vinculados à compra do produto aço, permitindo que possam relatar a redução nas suas emissões de CO₂ Escopo 3, de acordo com o padrão GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard. A empresa estima que terá 600 mil toneladas equivalentes aos certificados verdes de aço até o final de 2022.

XCarb™ Financiamento em inovação

O ‘XCarb™ Financiamento em inovação’, irá investir até $100 milhões por ano em empresas que desenvolvem tecnologias inéditas ou inovadoras para acelerar a transição da indústria do aço para uma fabricação de aço neutro em CO₂.

Para ser elegível ao fundo, a empresa precisa estar desenvolvendo tecnologias que ajudem a ArcelorMittal em sua jornada para a descarbonização. A tecnologia também deve ser comercialmente utilizada em larga escala.

XCarb™ Aço produzido de forma reciclada e renovável

Já o XCarb™ Aço produzido de forma reciclada e renovável’, é destinado a produtos fabricados em Forno Elétrico a Arco (FEA) usando sucata de aço. Produzido de forma reciclada e renovável significa que no processo produtivo foi utilizado material reciclado (sucata) e eletricidade renovável, o que resulta em uma pegada de carbono extremamente baixa, podendo chegar até aproximadamente 300kg de CO₂ por tonelada de aço.

Este processo é aplicável em casos quando for utilizada apenas sucata como carga metálica. A eletricidade usada no processo de fabricação do aço é verificada de forma independente com “Garantia de Origem” considerando que seja de fontes renováveis.

“As mudanças do clima são uma enorme prioridade para a sociedade. Na ArcelorMittal nós temos um papel importante a desempenhar para ajudar a sociedade a atingir os objetivos do Acordo de Paris e estamos determinados a liderar a transição da nossa indústria para um aço neutro em CO₂,” afirmou o CEO da ArcelorMittal, Aditya Mittal.

 

Com informações da Agência Vale.