Centenas de navios esperam para cruzar a passagem do Mar Vermelho para o Mar Mediterrâneo, principal passagem comercial da Ásia para a Europa.

Equipes de resgate desencalharam, nesta segunda-feira (29/03), o navio gigante que estava bloqueando o Canal de Suez, pondo fim a uma crise que obstruiu por seis dias uma das mais importantes rotas comerciais do mundo. Cerca de 12% do comércio marítimo global passa pelo Canal.

Depois de conseguir fazer o navio flutuar parcialmente durante a manhã, os rebocadores, ajudados pela maré alta, recolocaram o navio no curso da hidrovia, removendo-o das margens arenosas do canal, onde ele estava firmemente preso desde a última terça-feira.

Agora, os rebocadores estão puxando o “Ever Given”, de mais de 220 mil toneladas, em direção ao Grande Lago Amargo, que fica no meio do caminho entre o norte e o sul do canal. No local, o navio passará por uma inspeção técnica.

Dados do site MarineTraffic.com, citados pela agência Associated Press, mostram que o navio estava se afastando do local do acidente e se movendo em direção ao lago.

A Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) pretende retomar imediatamente a circulação pela hidrovia e pôr fim ao bloqueio que causou um prejuízo estimado de mais de US$ 9 bilhões por dia.

Quase 370 navios esperam para cruzar a passagem. A consultoria Refinitiv estima que pode demorar mais de 10 dias para que todos os navios na fila cruzem o Canal de Suez.

No processo para desencalhar a embarcação, uma pessoa envolvida nos trabalhos disse que uma formação rochosa na lateral do canal estava prendendo a proa do navio e foi preciso quebrá-la para fazê-lo flutuá-lo outra vez. Centenas de metros cúbicos de areia foram retirados durante a operação.

As marés mais altas do que o normal também ajudaram e o navio se moveu cerca de 25 metros. “Estamos chegando lá, mas ainda não chegamos”, disse a fonte.

 

Por Dow Jones Newswires / Valor Econômico.