Confira a nova Edição Impressa: “Construindo um futuro mais verde”

238

Por uma governança mais sustentável

O futuro da indústria mineral depende da preservação do meio ambiente. Com o agravamento dos eventos climáticos em todo o planeta, autoridades mundo afora tem se mobilizado para discutir os rumos das políticas ambientais e incorporar a sustentabilidade na agenda política. Mas enquanto essa discussão não se consolida em ações mais efetivas, as mineradoras têm ressignificado seus processos e traçado metas ambiciosas rumo à economia verde.

Em sua 37ª edição, a Revista Mineração & Sustentabilidade amplia esse debate, trazendo aos leitores um especial sobre os rumos da mineração sustentável. Em três reportagens, assinadas por Alane Castelo, Cassio Teles e Danilo da Silveira, a M&S mostra os esforços de mineradoras e siderúrgicas para reduzir suas emissões de dióxido de carbono (CO2), fabricar produtos mais sustentáveis – como o aço verde – e gerar a própria energia com matrizes limpas e renováveis.

O especial, co-assinado por André Martins e Lucas Alvarenga, evidencia a importância do ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) para os novos rumos do mercado de mineração. Por meio de 12 páginas e nove cases, as reportagens de capa desta edição demonstram como o aprimoramento de processos e o cuidado com o meio ambiente se transformam em ganhos de eficiência, de imagem junto à sociedade e ao mercado, além de economia às empresas.

A empatia nas relações com as comunidades, outra ponta das ações de ESG, aparece na matéria da jornalista Sara Lira, que se debruça sobre as ações de voluntariado nas empresas de mineração. A reportagem acentua a necessidade de se combater os efeitos financeiros da pandemia, que já rondam às comunidades no entorno das companhias, além de estimular ações voluntárias em apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em outro eixo, a revista levanta o debate sobre os processos regulatórios do setor, seus desafios e mudanças recentes. Essa discussão ganha destaque tanto na entrevista exclusiva com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, quanto na reportagem de Lucas Alvarenga sobre os gargalos da legislação minerária no país e os conflitos em relação às leis sobre segurança de barragens.

Na editoria Mercado, o repórter Tiago Rodrigues traça um panorama sobre o faturamento do setor minerário durante a pandemia, um dos poucos a crescer mesmo com a crise sanitária. Ele ainda apresenta alguns dos principais projetos de ampliação anunciados por mineradoras e empresas de siderurgia no país. Tiago também assina uma reportagem sobre a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), uma indutora de novos investimentos para a Bahia.

Convidamos você a conhecer esse universo no qual a sustentabilidade, o envolvimento com as comunidades e a criação de novas leis apontam para uma mineração cada vez mais verde, segura e humana.

A todos, uma boa leitura!

Leia a Edição 37 da Revista Mineração & Sustentabilidade (Clique aqui).

Voltar