Executivo é especialista em inovação e economia industrial, e atuou no Departamento de Mineração e Metais do BNDES.
Pedro Paulo Dias Mesquita é o novo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (28/7), no Diário Oficial da União. Economista, Mesquita atuava no Departamento de Mineração e Metais no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele substituirá Alexandre Vidigal, que renunciou ao cargo no final de junho.
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursou pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e mestrado em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento no Instituto de Economia da UFRJ.
O novo secretário é especialista em inovação e economia industrial, possui experiência na elaboração e operacionalização de políticas de apoio e financiamento à inovação e desenvolvimento industrial. Atuou como analista de projetos de inovação e especialista em políticas de inovação na Finep.
No BNDES, Mesquita se dedicou a elaboração e condução de políticas para apoio à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento do setor de mineração e metais. Agora à frente da SGM, Mesquita tem o desafio de colocar em prática políticas para o desenvolvimento do setor mineral brasileiro.
“O novo secretário conhece bem o setor e sabe a importância de diversificar a pauta mineral. Esteve sempre presente conosco no Canadá. Conhece o mercado, como as Juniors se comportam e o que elas podem trazer de bom para o Brasil. Além de possuir uma cultura da área financeira que é muito importante para nós”, avalia Luís Maurício Azevedo, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração.
Fonte: ABPM.