Obra em mina onde houve deslizamento será paralisada, diz Feam

Talude se rompeu em obra de infraestrutura de mineradora em Sarzedo. - Foto: Dudu Barbatti / Globocop / TV Globo.

O deslizamento de terra ocorreu na segunda-feira (09/08) e atingiu três veículos; nenhum trabalhador ficou ferido.

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) informou que vai determinar a paralisação das obras no local onde ocorreu o deslizamento de um talude dentro da mina do Engenho Seco, na mineradora Itaminas, em Sarzedo (MG), na última segunda-feira.

Os técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente e do Núcleo de Gestão de Barragens vistoriaram a área e constataram que o deslizamento ocorreu em um espaço de expansão da empresa, onde estão sendo realizadas obras para implantação de uma planta de beneficiamento para filtragem de rejeitos.

Os órgãos irão pedir a paralisação das obras até que sejam realizados e apresentados estudos comprovando que as intervenções não geram riscos adicionais para a expansão da planta e para as estruturas do entorno.

O restante da mina do Engenho Seco poderá continuar funcionando normalmente.

Apesar disso, a Feam esclareceu que, visualmente, não foram observados impactos nas barragens do complexo que, conforme Relatórios de Auditoria Técnica de Segurança de Barragens apresentados à Fundação, possuem estabilidade física e hidráulica atestadas pelo auditor.

O deslizamento atingiu três veículos, mas nenhum trabalhador ficou ferido.

Após o ocorrido, o Grupo Itaminas afirmou que o escorregamento do talude do aterro não gerou vítimas e nem provocou danos ambientais e que as ações corretivas já foram tomadas. O conjunto de empresas de mineração ressaltou que as barragens do grupo mantêm o nível de segurança dentro dos padrões exigidos.

Após comunicado da Feam, de que as obras serão paralisadas, a Itaminas foi procurada mas ainda não se manifestou.

 

Com informações do G1 e Feam.

 

Voltar